segunda-feira, 9 de junho de 2008

Manuel Alegre, as esquerdas e o Governo


Escândalo dos escândalos, Manuel Alegre participou num evento organizado pelo Bloco de Esquerda! Que país plural e democrata!
Antes do mais, quero aclarar áqueles que desconhecem, a minha posição sobre Manuel Alegre. Manuel Alegre é um homem que tem lutado pela liberdade das mais variadas formas, literatura e poesia incluída, já que estas também são armas nesse combate. É um histórico e fundador do Partido Socialista. Mas isso não lhe dá razão para fazer o que tem feito, de há uns anos largos a esta parte. Vota favoravelmente, e constantemente, leis e códigos que ele próprio afirma de contrários à sua ideologia, mas vem cá para fora berrar o mal que o Governo nos está a fazer a todos. Refastela-se na sua poltrona na Assembléia, e lá fica, agarradinho que nem uma lapa. Mas não lhe podemos deixar de reconhecer o combate ao fascismo e ao autoritarismo, entre outras qualidades inegáveis, como a sua escrita. Porém, faltar-lhe-á, porventura, a coragem de deixar um partido que ajudou a construir e que agora seguiu um caminho neo-liberal (quase...).
Posto isto, quero afirmar, com toda a clareza, que Manuel Alegre tem todo o direito, como qualquer português, em participar naquilo que bem entende e lhe apetece. A vida política não se restringe ao que é partidário. Vivemos num país livre e podemos dizer o que entendemos, sem que isso ofenda a integridade dos outros, nunca. Que foi, precisamente, o que José Lello fez a Manuel Alegre, pondo-o em causa, não politicamente, mas através de considerações pessoais mesquinhas.
Considero o encontro que decorreu no Teatro da Trindade muito positivo, porque congregou algumas pessoas verdadeiramente de esquerda naquele local, para discutirem caminhos alternativos a um Governo que aproveitou os ventos de Manuela Ferreira Leite e de Bagão Félix, para continuar a mesma toada governativa, sem antes ter deixado promessas veementes de mudança de governação aos portugueses. Entre esta e a hipocrisia de Manuel Alegre, venha o Diabo e escolha.

Sem comentários: