quinta-feira, 6 de março de 2008

Um blogue sem pretensões!

Olá!O meu nome é João dos Santos e tenho 27 Anos. Sou Natural de Sacavém (embora tenha nascido em Lisboa na maior maternidade do pais, a Alfredo da Costa, tal como milhões de pessoas) tendo residido nesta Cidade, pertencente ao Concelho de Loures, até aos 24 anos. Actualmente, resido perto de Vila Franca de Xira com a minha familia ( sim... ainda sou solteiro e bom rapaz). Sou Licenciado em Gestão pelo ISEG - UTL e neste momento trabalho numa Autarquia Local.
Os meus principais interesses são a História, a Politica, a Economia e a leitura de livros dos mais diversos tipos.
Sou Militante do Partido Socialista e da Juventude Socialista e, politicamente, costumo definir-me como Socialista, Republicano e Ecuménico. Não sou um Socialista revolucionário e utópico, mas um simples Social - Democrata(não confundir com o PSD, que usa indevidamente esse nome), que acredita que é possivel transformar a sociedade, não através de acções revolucionárias, mas através de politicas reformistas que promovam o crescimento económico, a criação de emprego, a preservação e alargamento das funções sociais do Estado, a melhoria da qualidade de vida das populações e a defesa de um Desenvolvimento ambientalmente Sustentável. Contudo, sou daqueles que pensam, ao contrário de há 30 anos atrás em que ser Social - Democrata era ser quase de Direita, hoje em dia, com a aceitação quase unânime do pensamento único Neo - Liberal, defender uma prática politica autenticamente Social - Democrata é "verdadeiramente revolucionário".
As minhas principais referências politicas são Olof Palme, Salvador Allende, Felipe Gonzalez, Jorge Sampaio e António Guterres. Para aqueles que ficaram surpreendidos por ter escolhido com uma das minhas referências o Eng. Guterres, devo dizer que sou da opinião que ainda não se fez justiça em relação à acção politica deste. Os seus Governos foram os únicos que, ao longo de mais de 30 anos de regime demócrático, praticaram politicas verdadeiramente Sociais - Democratas, em algumas áreas. Não esquecer que durante esses anos houve uma melhoria efectiva das condições de vida dos Portugueses. Verificou-se um Crescimento Económico acima da Média Europeia, praticou-se uma verdadeira politica de Solidariedade Social, com o aumento e o alargamento das prestações sociais, houve um enorme alargamento da Rede do Pré - Escolar e atingiu-se uma situação de quase Pleno - Emprego.
Não sou um defensor da designada Terceira Via teorizada por Anthony Giddens e praticada por Tony Blair e outros Socialistas na Europa e no Mundo. Considero esta uma rendição do Socialismo Democrático ao Neo - Liberalismo e a Ditadura do Mercado. É desistir de acreditar que é possivel construir progressivamente uma Sociedade mais justa e Solidária. Para mim e para muitos outros socialistas, a verdadeira Terceira Via é o "Socialismo em Liberdade", alternativo ao Neo - Liberalismo e às experiencias revolucionárias que não respeitam a Liberdade e a Democracia.
Este Blogue pretende reflectir, sem pretensões académicas, sobre as mais diversas tématicas (Política Local, Nacionas e Internacional, História, assuntos da Actualidade, Livros, etc). Não escondo, apesar de ser um espaço que vai tentar ser o mais objectivo e rigoroso possivel nas opiniões formuladas, tem uma orientação Politica de Esquerda Democrática.
Pretendo convidar outras pessoas a escreverem no Blogue. Os comentários aos posts serão sempre livres. Seja, portanto, Benvindo e esteja a vontade para comentar, independentemente de ser um comentário crítico.
João Dos Santos
PS: Em breve deixarei de efectuar Posts com Pseudónimo

Sem comentários: