domingo, 16 de março de 2008

Primórdios

E eis-me a blogar. Eis-me a escrever um texto que, alguém, algures, talvez, irá ler. Sempre fui adepto de discutir com os amigos, no meu partido, onde quer que seja, com quem quer que seja. Concordante, discordante, com mais ou menos gritos e/ou palavrões impróprios. Mas isto é um passo novo para mim. Sem dúvida que esta partilha de pensamentos e opiniões tem algo de muito pessoal. Há textos e temas que nos interessam, outros interessar-nos-ão menos. O meu camarada de blog, João Pedro, convidou-me para participar na tertúlia. Aceitei. Como o próprio nome do blog indica, algumas reflexões serão banais. Outras, não tanto. Mas o banal, por vezes, também tem qualquer coisa que nos toca. A parte lúdica da vida não deve ser nunca descurada em prol da seriedade que a própria vida contém. As coisas todas juntas é que fazem e têm um sentido próprio. Porque a vida é isto mesmo; rir, chorar, acreditar, pensar, lutar, amar, e todos os outros demais verbos que utilizamos na nossa linguagem. O somatório disso tudo é a vida.
Sou de esquerda. Sou do Bloco de Esquerda. Acredito na construção de alternativas a governação credíveis para um Estado que se quer social (e socialista) e solidário. Um Estado que se revê em políticas sociais e de coesão social. Um Estado que se quer vigilante e interventivo na sociedade, e não um mero espectador das teorias de mercado sem regras, sem rei nem roque. Nem um Estado cuja única preocupação é catapultar os detentores do capital. Um Estado que participa na nossa vida, que se interessa por cada um de nós. Preconizo o socialismo como estádio final da sociedade. Não uma sociedade totalitária e de pensamento único, mas, pelo contrário, uma sociedade de seres humanos pensantes, actuantes, activos, que não se vergam à simples lógica do "o que está, está e não se pode fazer nada contra isso". Luto por uma sociedade onde todos e todas se envolvam.
Adoro música, passeios, sol, chuva, a lua, o sol, as estrelas, poesia, prosa, História, conviver, ginjinha, Sintra, lagos e lagoas de água doce, comer grelhados na brasa, do Minho, a nossa tenda. Adoro os meus amigos, a minha mãe, o meu pai. Adoro a minha Clarinha.
Tenho gostos comuns a tanta gente. Mas as nossas diferenças advéem de como as vivemos. E gosto de vivê-las intensamente.
Eis-me. O resto que há a dizer de mim, obtê-lo-ão através dos meus textos.

Sem comentários: