domingo, 4 de maio de 2008

O endeusamento a Ferreira Leite





Há algo em relação aos candidatos à liderança do PSD que eu não percebo: o porquê do endeusamento a Ferreira Leite?. Dizem que é uma pessoa séria e credivel. E dai? Existem muitas pessoas sérias e crediveis em Portugal e a grande maioria delas não têm perfil para serem lideres do PSD( ou do PS) e, consequentemente, candidatos ao cargo de Primeiro - Ministro.
Afirmam que tem uma imagem de rigor e competência nos cargos que desempenhou. Vejamos então o seu percurso politico. Foi Secretária de Estado do Orçamento, depois Ministra de Educação, Deputada e, finalmente, Ministra das Finanças. Como Ministra da Educação foi mediocre e autoritária. Comportava-se como uma Professora Primária do antigamente, encarado a comunidade estudantil como meninos mal educados que mereciam uns "sopapos" e umas "reguadas". No Governo de Durão Barroso, enquanto Ministra da Finanças, temos uma outra sua faceta: a da mercieira. De facto, esta senhora geriu as nossas finanças públicas como se estivesse a fazer a contabilidade de uma mercearia. Foi ela que criou a obsessão pelo Défice (que infelizmente, perdurou para além dela), tornando o controlo do mesmo como objectivo central da politica económica, em vez de serem, como é de elementar bom senso, o crescimento económico e a criação de emprego. Resultados desta politica, que ainda hoje perduram: o pais teve taxas de crescimento económico inferiores à média europeia e o desemprego e as desigualdades sociais aumentaram. Só nos últimos anos, embora timidamente, é que a situação económica do pais tem vindo a melhorar.
Também afirmam que esta, sendo amiga pessoal do Presidente da República, tem um estilo semelhante a este, e que portanto pode dar uma Primeira - Ministra ao estilo de Cavaco Silva. Esquecem-se é que, o Professor Cavaco, ao contrário da imagem tecnocrática que pretende passar, de um Professor de Economia que veio com sacrificio servir o pais, é, citando Almeida Santos, "um politico muito hábil". Ora, habilidade política é o que Manuela Leite menos tem. As fotocópias são sempre piores que os originais.
Para além de tudo isto esta senhora, com quase 70 anos, pertence a uma geração que já teve o seu papel na vida politica. Manuela Ferreira Leite pertence ao Passado. Não tem uma visão de futuro. O pais precisa de politicos jovens, desempoeirados, que tenham mais futuro que passado.
A eleição de Ferreira Leite para lider do PSD é o melhor que poderá acontecer ao PS. Os eleitores não vão confiar o seu voto a uma pessoa que já deu provas que como política é bastante mediocre, que representa o passado e não tem qualquer ideia para vencer os desafios que nos proximos anos Portugal terá de enfrentar.

Sem comentários: