Já todos ficámos a saber que as Polícias têm metas em termos de multas a passar e detencões a efectuar. Agora que tinham metas em espancamentos, isso era-me totalmente desconhecido. Dois jovens foram brutalmente agredidos no Bairro Alto na madrugada de terça-feira. Ontem, portanto. Foram-no por gorilas sem identificação. Mas mais. Sem educação, sem potencial para serem polícias, sem ponta de humanismo, sem vocação para desempenhar uma função que deveria de ser para nossa protecção. Estamos fartos de cowboys. Que é o que esses senhores são. Adoravam eles viver no faroeste para andarem sempre impunes e sem preocupações.
Até quando vamos estar sujeitos a cometer esta ou aquela falta (estavam a batucar em caixotes, segundo relatos, os jovens) e a ser brutalmente espancados por ela? Até quando? Até quando vão estes gorilas andar impunes na rua? Até quando estará certa gentalha completamente acima da lei neste país das bananas?
Digo isto sobretudo porque também acredito que haverá nas forças policiais gente com carácter e com orgulho naquilo que fazem. Gente com zelo e brio profissional. E estes não podem ser sujeitos a esta visão macro de que as polícias são compostas por montes de músculo sem cérebro. Estes gorilas que perpetraram o crime da madrugada de terça-feira devem ser punidos e banidos de andarem nas ruas com pistolas e bastões. Mas, como sempre, em vez de assim ser e de se proteger a Polícia enquanto instituição de defesa do cidadão e aqueles que lá trabalham que têm, de facto, capacidade., os comandos fazem panelinha com esta gorilada. Enfim...
Sem comentários:
Enviar um comentário