Mostrar mensagens com a etiqueta Vergonha. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Vergonha. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A vergonha prossegue impune e triunfal


Hoje assistiu-se a mais um capítulo da vergonha do "povo escolhido" contra os outros que não o são. A brutalidade com que atacaram embarcações com ajuda humanitária em ÁGUAS INTERNACIONAIS é perfeitamente odiosa. Continuam a empunhar a bandeira do Holocausto para continuar a perpetrar actos de violência gratuita contra os povos, crimes contra a humanidade. Violência gratuita, não. Perdão. Violência que tira vidas, nunca é gratuita. É antes um acto de cobardia sem dimensão moral nem humana.

A comunidade internacional apressou-se a condenar este acto bárbaro, mas sabemos perfeitamente que não passa disso mesmo: palavreado vã e inconsequente. Nunca a comunidade internacional se empenhará contra as políticas sionistas de extrema-direita, porque está refém, como, aparentemente sempre estará, dessa corja continuar a empunhar a bandeira do Holocausto. A coisas não podem nem devem ser assim. Não se pode segurar as bandeiras da liberdade com uma mão e uma metralhadora na outra. Não faz sentido. É tempo de acabar com esta carnificina. É tempo da Palestina ser a Palestina. Ser um país livre de escolher o seu caminho, sem ser esmagada pelas pretensões imperialistas de Israel.


PALESTINA LIVRE!


PS - As minhas condolências às famílias turcas enlutadas e a minha esperança de que isto não se torne um "olho por olho, dente por dente"...outra vez...

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Espancados por...polícias...

Já todos ficámos a saber que as Polícias têm metas em termos de multas a passar e detencões a efectuar. Agora que tinham metas em espancamentos, isso era-me totalmente desconhecido. Dois jovens foram brutalmente agredidos no Bairro Alto na madrugada de terça-feira. Ontem, portanto. Foram-no por gorilas sem identificação. Mas mais. Sem educação, sem potencial para serem polícias, sem ponta de humanismo, sem vocação para desempenhar uma função que deveria de ser para nossa protecção. Estamos fartos de cowboys. Que é o que esses senhores são. Adoravam eles viver no faroeste para andarem sempre impunes e sem preocupações.
Até quando vamos estar sujeitos a cometer esta ou aquela falta (estavam a batucar em caixotes, segundo relatos, os jovens) e a ser brutalmente espancados por ela? Até quando? Até quando vão estes gorilas andar impunes na rua? Até quando estará certa gentalha completamente acima da lei neste país das bananas?
Digo isto sobretudo porque também acredito que haverá nas forças policiais gente com carácter e com orgulho naquilo que fazem. Gente com zelo e brio profissional. E estes não podem ser sujeitos a esta visão macro de que as polícias são compostas por montes de músculo sem cérebro. Estes gorilas que perpetraram o crime da madrugada de terça-feira devem ser punidos e banidos de andarem nas ruas com pistolas e bastões. Mas, como sempre, em vez de assim ser e de se proteger a Polícia enquanto instituição de defesa do cidadão e aqueles que lá trabalham que têm, de facto, capacidade., os comandos fazem panelinha com esta gorilada. Enfim...

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Os culpados

As culpas a quem as tem: ao capitalismo selvagem; que subleva os mais fortes e subjuga os mais fracos; que ajuda os capitalistas anafados a comerem em cima da moleirinha dos pobres; que especula, que mente, que subverte. As culpas a quem as tem, também: a quem defende este modelo selvagem, de "mão invisível" que não existe, de facto: aos partidos de centrão que souberam aproveitar-se de tudo isto em vantangem própria; enriquecimentos pessoais ilícitos, gastos supérfluos, lobbies, etc.. Uma palavra às agências de rating: elas parecem ser o braço armado do capitalismo, hoje. Especulam o inespeculável, orientam as massas incultas nesta ou naquela direcção. Elas são o verdadeiro terrorista de hoje, o que escreve sem saber o que e porquê, em proveito próprio das nações mais fortes e para esmagar as mais fracas. Agências que têm tanta razão de existir como a SIDA, como a malária, como a tuberculose, como a injustiça e a fome. Agências cujo o único propósito é a especulação, não a criação de riqueza (para todos) e, sobretudo, não o bem-estar dos povos.

terça-feira, 13 de abril de 2010

E a hipocrisia continua...até quando?

Confesso que não me espantou absolutamente nada, mas esta notícia, hoje, fez-me lembrar um vídeo que colocarei no fim deste post. Tarcisio Barone, secretário-geral do Vaticano (o Estado mais rico do mundo) e, por consequência, número dois da hierarquia da igreja, veio comparar a pedofilia à homossexualidade. A frase clássica que me vem à memória é a de que "se não fosse tão grave, até me apetecia rir". Os tiros nos pés sucedem-se para aquelas bandas. Creio que só mesmo o menos inteligente dos católicos consegue aplaudir uma barbaridade destas. De resto, esta repetida marcha contra o bom senso e a ciência é uma afronta a todos e todas aquele(a)s que lutam contra as injustiças e as discriminações. E não só. Esta repetida marcha é também uma demonstração cabal de que aquela célebre frase do "estávamos a beira do abismo, e, felizmente, tomámos a decisão correcta: demos um passo em frente" está cada vez mais na ordem do dia, no Vaticano. Não há hora nem minuto que estes homens não se lembrem de dar mais um "passo em frente", e colocarem-se cada vez mais na posição de bobos da corte, de verdadeiros mostruários de uma cultura risível. A continuar assim, isto dá para uma série inteira de um policial e para uma série inteira de comédia.
Ah! E aqui vai o vídeo. E digam lá que não há semelhanças...


quarta-feira, 31 de março de 2010

Inês no País das Maravilhas

Segundo consta, Inês de Medeiros está à espera que o Jaime Gama se decida a dar-lhe os dinheirinhos para as suas viagens a Paris, onde reside. Acredito em que haja ajudas de custo, mas ajudas não são subsídios para sempre que se viaje. Acho que é uma (mais uma) machadada que se dá na credibilização da política, onde o dinheiro prevalece à ética, agora no PS (outra vez) - onde residem centenas e milhares de pessoas com a ética republicana.
Outra coisa que me faz espécie é porque raio ela aceitou o convite para ser deputada sabendo do custo que isso lhe traria, morando em Paris. Se o PS lhe disse que a Assembléia lhe custearia as viagens, daqui vai o meu valente: PAGUEM-NAS VOCÊS!!!!

E a suspeita torna-se realidade: GNR, PSP, UNT na caça à ao nosso dinheiro

Aquilo que era a suspeita de muitos, inclusivé minha, confirma-se agora através das últimas notícias que têm vindo a lume. Os desgraçados da Unidade Nacional de Trânsito (UNT) colocaram-se em desvantagem em relação à extinta Brigado de Trânsito da Guarda Nacional Republicana por terem extorquido menos aos portugueses durante o ano de 2009.
Ora a minha suspeita, e de muitos, prende-se com o facto de estas operações "stop" empolgantes e vistosas acontecem com um só propósito: sacar mais dinheiro dos nossos bolsos para os cofres depauperados do Estado. E não, como seria de esperar, para melhorar a segurança rodoviária. Alías, este busílis já foi aflorado há uns quantos meses aquando da notícia (logo abafada, pois nunca mais se ouviu falar nisso nem de uma hipotética investigação) de que a Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública imporia aos chefes de esquadra um mínimo de multas (e detenções) por forma a terem uma boa avaliação. Como é óbvio, neste cenário que se nos coloca (e esta notícia das pressões não tem muitos meses - é apenas de Novembro do ano passado) é fácil avaliar que as Polícias estão-se borrifando para que haja mais ou menos segurança rodoviária. O que eles querem mesmo é o carcanhol da multa. Senão, e tendo a quantidade de multas diminuído 50% face ao ano passado, não poderiam, ao invés de colocar o cenário de menos eficiência, colocar o cenário de uma maior consciencialização dos condutores? Senão entramos aqui num grave paradoxo: é que quando de fala de mortes na estrada, e esse número, ainda bem, tem diminuído (se bem que ainda tenha algumas dúvidas na forma de contabilização dos mortos não no local do acidente, mas aqueles que morrem no Hospital - adiante), quer dizer que como tem diminuído deve arranjar-se mais buraco na estradas, mais curvas perigosas e mais pontos negros para que as mortes possam tomar o seu curso normal... Ora isto é patético. Mas há aqui uma malícia que se constata. Ou querem que os portugueses "aprendam" a estar na estrada, ou não querem e, nesse caso, nos querem sacar o dinheiro das multas. Estas são as duas vias abertas. Eu escolho a primeira, com operações de prevenção, como fonte de aprendizagem. A comissão que avaliou em relatório a UNT acha que não. É mais pela segunda via. Sacar dinheiro. E mais e mais e mais. Já se lembraram, por acaso, estes notabilíssimos membros desta comissão que, por acaso, foi pelas acções da BT-GNR e da UNT que o número de multas diminuíu?

quarta-feira, 24 de março de 2010

E ora toma!

Não é que reduziram mesmo? Neste país de impunidades, oxalá o steward que levou os pontos na cabeça lhe consiga pagar na mesma moeda.

Eu convolo, tu convolas, ele convola, nós convolamos, vós convolais, ELES CONVOLAM

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol veio hoje dizer que foi "convolada a condenação" (hein?... convolada... por esta não esperavam vocês... não, também não sabia o que queria dizer; mas, como diria o Kramer da série Seinfeld: sabes o que é convolar? -não. e tu? -não; mas eles sabem, e são eles que vão convolar. :D) de Hulk e Sapunaru, que podem ver as suas penas reduzidas. Isto porque "O recurso apresentado pelo FC Porto solicitava a nulidade do acórdão da Comissão Disciplinar da Liga, alegando que os "stewards" não são intervenientes no jogo." (in Público). Ou seja, e se isto for por diante, como os stewards não são parte interveniente do jogo, qualquer interveniente no jogo, angustiado pela forma negativa como as coisas lhe correram, podem mandar duas ou três bordoadas nos gajos sem que estes tenham direito a piar. Isto nem já com O Justiceiro lá ia...

quarta-feira, 17 de março de 2010

O quase cadáver

E, assim, o capitalismo arrasta-se pelo chão até à assumpção da sua derrota. A "crise" será paga pelos mesmos do costume, enquanto os outros mesmos do costume alargam as suas posses.
Pagámos a "crise" aos bancos, os bancos nada nos deram nem às pequenas e médias empresas. Agora o Estado exige de volta o dinheiro que deu aos bancos... Mas a quem? PIIIIIIIIII! Resposta errada! A nós, claro. O povinho já com as costas curvadas e dilaceradas de tanta chibatada.
Será que há mesmo vida para além do défice?

quarta-feira, 3 de março de 2010

E o nosso dinheiro vai para...!

A corja do costume enfia nos bolsos o dinheiro que tanto nos custou a ganhar. Mais uma vez. Em ano de "crise" (entre aspas, pois a "crise" invocada é só para alguns e, sobretudo, só para alguns a bancarem), a Brisa acumulou lucros vergonhosos. E avistam-se, claro, os distintos prémios para os distintos senhores anafados da administração. É a justiça social, estúpido, alguns dirão. Pois sim. É a justiça social. A justiça social que o Estado Moderno (capitalista) nos impõe, do alto dos seus grandes mestres, os administradores das empresas. Essa gente acima de qualquer suspeita, pura de coração, de atitudes nobres e corajosas.
Mete-me nojo, particularmente, que a Brisa tenha cada vez mais precários (como todas as empresas de "excelência"), cada vez mais gente a ganhar menos, e com a vida no fio da navalha quase todos os dias. É isto que faz a riqueza de um país moderno. Será? Eu acho que não. E esses lucros deveriam ser distribuídos por quem verdadeiramente gera a riqueza: os trabalhadores. Eram esses que deviam colectar os prémios que, certamente, serão dados aos já bem pagos, à "boyzada" PS/PSD/PP que polula nestas empresas. Mas não. Serão os mesmos a colectar maquias astronómicas, enquanto que o desgraçado que trabalha num pequeno caixote vai continuar a ganhar miseravelmente, sem direito ao mínimo ruído,senão, rua...
Mas, também, é natural que a Brisa apresente estes resultados, fruto da ganância que nos aparece pela frente cada vez que vamos pagar uma portagem. Os valores exorbitantes que pagamos não são mais que o fruto do nosso silêncio, da nossa anuência a esta política empresarial.
Aguentai, pessoal: continuaremos a pagar esta (e outras) crise. Tudo para que estes engravatados anafados não a sintam. Somos mártires dos "bons".

segunda-feira, 23 de março de 2009

Vergonha no Tibete

Peço as minhas maiores desculpas aos leitores que este blog tiver pela pouca e espaçada produção que tem vindo a haver pela parte do mesmo. Isto deve-se ao facto de trabalhar e estudar ao mesmo tempo e nem sempre poder vir ao mesmo com a frequência que desejava (muito). Vai-se fazendo o que se pode. Ao contrário de outros bloggers, cuja a frequência de entradas é tão grande que chego a ter dúvidas da sua real produção laboral. Basta ver no jornal Público Online para se avaliar tal facto, através dos pings efectuados no Twingly. Mas enfim... Adiante.
Escrevo esta entrada para divulgar, tal como vem no Público Online, hoje, a vergonha que veio a lume sobre o que se passou no território ocupado e oprimido do Tibete, fez agora um ano. A repressão brutal, violenta, sangrenta, assassina de uma nação onde os direitos humanos são uma miragem, onde a liberdade política está decepada, onde os media são regidos pelo Partido Comunista Chinês. Esta vergonha, tantas vezes perpetrada e tantas vezes silenciada pela China e tantas vezes ignorada pelos nossos "grandes" líderes mundiais, não pode continuar. Que se plantem umas jazidas de petróleo por lá para os cérebros inactivos dos nossos "grandes" líderes mundiais porem dois ou três neurónios a funcionar! ENA PÁ!! DOIS OU TRÊS!!, dirão alguns. Pois, é certo que posso estar a cometer um exagero infundado, mas creio que pelo menos um terão. Senão, como manteriam as funções vitais dos seus corpos?

A vergonha continuará até os nossos "grandes" líderes mundiais entenderem que as questões económicas são mais importantes que o próprio facto da nossa existência humana. Isto tem que cessar... Estas imagens têm que pertencer a um passado enterrado. Urgentemente.


LIBERTEM O TIBETE!!!!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Esquecimentos...

As notícias da manhã têm, por vezes, um peso tão grande que nos podem deixar ou com uma felicidade enorme estampada no rosto, ou com com um aspecto sorumbático e rezingão para o resto do dia. Há, ainda, as indiferentes. Ou que nos deixam indiferentes. Mas acordar com esta notícia, é obra... O que se sabe, e se está fartíssimo de saber, é que Sócrates é o simpático adepto de uma via de "socialismo" que não é a terceira, mas, se possível, uma quarta, quinta ou sexta. Uma via que deixa o grande capital de sorriso de orelha a orelha, que deixa os bancos ganharem o que não devem, que rouba ao Estado, ou seja a nós, que aumenta as taxas moderadoras da saúde indexadas a um valor meramente economicista, mas que deixa os bancos engordarem com "esquecimentos" pelos corredores do Ministério... As prioridades deste Governo são óbvias. E tornam-se cada vez mais, a cada dia que passa. Um bem haja aos banqueiros, que nos lixam mensalmente, e ao Governo, que o faz diariamente.
PS - Ainda à guisa desta história do aumento das taxas moderadoras: qualquer Governo verdadeiramente socialista já teria abolido algo que é perfeitamente injusto e injustificável. Com o dinheiro que é mal gasto o que serve para engordar os já anafados, haveria suficiente para o Estado garantir uma saúde gratuita e universal. Ainda para mais indexando o valor de aumento das taxas moderadores através de um indicador economicista e tendencioso. Perfeitamente aberrante. A vergonha segue dentro de momentos.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Partido..."Socialista"?

Eis o grande PS de esquerda, como alguns querem fazer crer! O PS, com a conivência dos partidos de direita, que se abstiveram por nojo, e os votos dos partidos de esquerda contra, aprovou o código de trabalho que queria que contivesse a norma de um período experimental de 180 dias, mas que "apenas" é de 90. Claro, os patrões até vão jantar fora para festejar o facto... Os desgraçados dos trabalhadores, esses, vêem a sua vida agravada, passando a estar ao dispôr dos magnatas para o que der e vier, por 90 dias. Ao fim desse período, porta fora com eles, que podemos pôr cá outros otários... É este o PS de esquerda que o próprio PS preconiza? Que esquerda é esta? A esquerda do patronato? A esquerda que reduz os direitos e nos torna carne para canhão dos empresários? A vergonha segue e seguirá dentro de momentos, com o PS a demonstrar que está mais à direita que nunca. E não venham acenar com o casamento entre casais do mesmo sexo. Medida de esquerda, social, certíssimo, mas curta para justificar que o PS seja, de facto, um partido de esquerda. Quem se quer enganar, que se engane. Quem quiser fechar os olhos e julgar que este é o PS que alguns construíram no passado, feche. Eu não. A direita, hoje, ganhou. Os trabalhadores perderam. Somos todos experimentáveis. Cada vez mais.

domingo, 18 de janeiro de 2009

É claro que os hospitais serão privatizados...

Cheguei agora do Hospital dos Capuchos. Para sintetizar o hospital numa palavra, ocorre-me apenas esta: vergonha. Por várias razões. Para se entrar no serviço de dermatologia, tem que se descer uma rampa íngreme, cujas várias passagens das visitas, em dia de chuva, deixa, além disso, a rampa íngreme molhada. A minha namorada, ao descer esse íngreme e molhada rampa, deu um trambolhão que lhe rasgou a saia e lhe deixou um hematoma no rabo. As consequências podiam ser piores. Não obstante, naquela rampa já caíram muitas pessoas pela sua falta de segurança. E está assim há anos. Até funcionários do hospital lá se quedam... Já disse que caía água do tecto sobre a rampa? Assim é. Mas há mais. O pai da minha namorada, que lá está internado, pediu hoje uma toalha para se limpar depois do banho que queria tomar. O pedido foi-lhe recusado porque...não havia toalhas de banho... Em alternativa, deram-lhe um lençol de cama para se limpar... Mas a palhaçada continua. Segundo o relato da minha namorada e do seu pai, antes de eu ter chegado ao hospital a luz faltou várias vezes. Eram pequenas intermitências, de acender e apagar, mas eram suficientes para quebrar a luz. Como é possível isto acontecer num hospital?!?! Onde há gente ligada às máquinas?!?! A vergonha das vergonhas... Para terminar, as camas estão separadas por meio metro, a zona da dermatologia está degradada, as casa de banho são simplesmente horríveis, o cheiro é nauseabundo, etc....
Enfim, tudo isto para dizer que se percebe perfeitamente porque os hospitais são sistematicamente privatizados. Entende-se. Porque os governos PS e PSD tem esse objectivo nojento, deixam degradar os hospitais públicos para se fazer a transição com base nessas desculpas vergonhosas.
Obrigado a ambos pela saúde que temos. Obrigado.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Paguem otários!

O Socialismo continua em pleno desenvolvimento em Portugal, pela mão do extremamente socialista governo do PS. Eis que agora são os deficientes que vão pagar a factura. As instituições de solidariedade social vão colocar uma mensalidade de 140€ aos deficientes que frequentem tais instituições. O Ministro do "Trabalho" e da "Solidariedade Social", Vieira da Silva, já veio a público afirmar que se está borrifando para o facto e que é um assunto da exclusiva responsabilidade das instituições. Óbvio que se um Ministro que tem o pelouro da solidariedade social nas suas mãos se borrifa para isto, claro que não vão ser as instuições a contrariar o senhor. Ele há dinheiro para tudo o que é supérfluo e inútil, mas para os cidadãos portadores de deficiência (entre outros)...eles que vão gamar caixas multibanco!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

A Vergonha


Bom, coloquei no título a vergonha... Talvez não tenha sido o título indicado... Mas eu sou teimoso, e já lá não volto! Mas porque julguei eu que o título poderia não ser o melhor? A resposta é relativamente simples. Reparem; ora, na Europa, temos democracias avançadas, mescladas com elites esclarecidas e uma classe média longe dos dias do mais cruel analfabetismo. O que me faz confusão é como se consegue votar em aldrabões, com as premissas acimas colocadas, mais do que uma vez... Parece que a velha frase "posso ser enganado uma vez pela mesma pessoa, mas à segunda já é estupidez!" está a cair em desuso rapidamente... Berlusconi, chegado novamente ao poder, elegeu como prioridade...ele próprio! E começou numa dança infernal para obter aquilo que já conseguiu: a sua imunidade. Como li na última página do Público, há uns dias, naquela rubrica do "sobe e desce", perguntava o autor como era possível os italianos terem voltado a votar nele... Perguntava que raio é que lhes tinha dado... Bom, por isso comecei este post da forma como comecei. Vergonha? Para mim, talvez sim. Para os italianos, e para muita outra gente, talvez não. Esta coisa dos valores é muito volátil e pode assumir várias formas. Daí a minha relutância em intitular este post de "A Vergonha". Justamente porque se somos, de facto, democracias desenvolvidas e hoje com mais quadros superiores dos que haviam há anos, ou seja, com gente mais formada e informada, não creio que se deva atribuir toda a culpa a Berlusconi. As pessoas votaram nele para voltar a formar Governo. E têm que se responsabilizar por aquilo que fazem. Como cá.