quinta-feira, 3 de julho de 2008

Libertação de Ingrid Bettancourt


Finalmente foi libertada Ingrid Bettancourt, após uma operação bem sucedida do exercito colombiano conjuntamente com os serviços de informação. Com ela foram libertados mais 14 reféns das FARC. Ainda bem que isto sucedeu. As acções da FARC são ignóbeis.
Infelizmente, ainda é bem vista por algumas pessoas e organizações de esquerda(como por exemplo o nosso Partido Comunista). Eu, pelo contrário, não simpatizo com organizações terroristas. Por muito que as FARC alegadamente lutem por causas justas(e não vou aqui discutir se são ou não são), os fins não justificam os meios. Com efeito, praticar actos terroristas, fazer reféns, dedicar-se ao tráfico de droga e de armas para sustentar as suas actividades, não são propriamente atributos de uma organização política séria, com ideias e valores progressistas.
Não é com guerras de guerrilha e actos terroristas que se consegue mudar alguma coisa. Por muitos justas que sejam as causas pelas quais lutam, as organizações que praticam este tipo métodos, causam sempre repulsa nas populações. Só através de métodos pacificos(negociações,manifestações, campanhas, ir a votos,etc) se consegue mudar algo. A História felizmente tem vindo a demonstrá-lo(por exemplo a resolução do caso da Irlanda através de um processo negocial ou o fim do apartheid).

Sem comentários: